Pages

18 de fevereiro de 2013

Sereias Documentário Discovery Channel


Na semana passada o canal de TV a cabo Discovery Channel exibiu um comercial sobre o documentário que foi primeiro exibido no Animal Planet, Mermaids: The Body Found (Sereias: O Corpo Encontrado). Quando eu era pequena tinha um fascínio por sereias. Eu via todo o tipo de filme sobre elas que passava na seção da tarde ou SBT, então quando vi esse comercial fiquei pulando de alegria e corri para o Google pesquisar. Encontrei gente falando que o documentário era bom e outras falando que era horrendo, falso e mal feito. Só poderia discutir por mim mesma, então procurei no Youtube e achei em espanhol. Ontem a noite ele foi exibido no Discovery as 21:30, com duas horas de duração e alguns comercias irritantes!


Bom a minha opinião? Eu não sei se alguém aqui já viu o filme Apollo 18. Para quem já assistiu vai entender o que eu senti ao ver o documentário. Deixe-me explicar: se você assistir ao documentário, sem prestar atenção aos detalhes, ele é ótimo, mas existem pontas soltas de mais. O fato dos cientistas que contam a história serem representados por atores. (Ontem eu fiz uma pesquisa dos cientistas e foi fail, não achei nada sobre nenhum dos dois). O fato de que se sereias existem porque nunca foram encontradas até hoje? Com tanta tecnologia que nós temos alguém já as teria filmado ou capturado uma foto. Se as sereias tem respiradouros, elas precisam subir a superfície e só isso já seria suficiente para elas serem vistas. Se você procurar o vídeo do garoto que supostamente filmou a calda da sereia, não encontrará. Só esses pequenos (grandes) detalhes você observa ao longo do documentário. E no final tem a seguinte nota:

''Embora certos eventos neste filme são ficcionais,
testes de sonar da marinha têm sido diretamente
implicado em beachings baleia.
"O Bloop" é um fenômeno real,
ainda há debate sobre o que pode ser,
nenhuma das instituições ou agências que
aparecem no filme são filiados ou associados com isso
de forma alguma, nem tenham aprovado seu conteúdo
quaisquer semelhanças na película de pessoas reais
vivas ou mortas é completamente coincidência.''


Algumas coisas parecem ser bem reais. Eles podem ter feito o achado do corpo? Sim. O governo pode ter pego os restos do corpo? Sim. Não é de hoje que o governo interfere em nossas vidas e esconde coisas de nós, isso acontece todos os dias. Os testes com sonares no fundo do oceano? Outra coisa que na minha opinião é real. Todos os dias os militares criam armas para guerra. Isso é um fato.

Aqui no Yahoo vocês podem ver que as opiniões variam bastante. Eu adoraria saber a opinião de especialistas no assunto. Achei interessante o comentário da Bióloga Elis Marina.


''Realmente é difícil acreditar, como bióloga, que um cientista pesquisando um assunto como esse não faria um backup do material adquirido. Mas, em relação ao cientista Brian McCormick, ele existe sim. Assim como a NOAA. O canal não poderia mostrar nada daquilo sem a permissão desses órgãos e entraria em muitos conflitos com a marinha se não dissesse no final que aquilo tudo é ficção. Acho que foi uma forma de se "safar" das consequências legais de envolver tantos nomes num documentário tão polêmico, que critica um órgão americano tão influente.

Vocês realmente acham que não há motivo para se 'abafar" uma notícia tão polêmica quanto a existência de sereias?? Até mesmo porque imagine como as pessoas não se revoltariam ao saber que a marinha com seus testes estão matando não só animais marinhos de grande porte, mas também uma criatura tão semelhante a nós mesmos, e mesmo assim continuam fazendo os testes?
Enfim, acho importante esse debate!''



Outra coisa que chama muito a atenção é que durante toda a história da humanidade as sereias são relatadas por pescadores. Isso não é uma coisa nova, o que me faz pensar que sim, elas podem ter sido vistas. Uma frase que chamou a atenção no vídeo foi: ''O solo Lunar foi mais explorado do que os oceanos''. É muita ignorância nossa achar que somos a única forma de vida inteligente nesse universo imenso e maravilhoso. Então eu acredito que sim, as sereias podem existir. Alguns pensam que é melhor que elas fiquem escondidas, porque nós seres humanos não conseguimos viver nem conosco e as especies que já conhecemos, imagina com essa nova criatura. Eu, como admiradora das sereias, adoraria que alguém tivesse alguma prova real de que elas existem, mas também penso que estão mais protegidas escondidas.


Existem hoje muitos blogs sobre o assunto. Talvez daqui a alguns anos nós poderemos ver as sereias. Espero que até lá, nós sejamos menos egoístas de mente mais aberta. Se elas forem parte humanas assim como o documentário nos faz acreditar, que nós possamos conviver em paz.

Apesar de todas as controvérsias, ao contrário do filme Apollo 18, achei o documentário das sereias fascinante. A mensagem no final de que os golfinhos ajudam os humanos em vários países (incluindo o Brasil) na pescaria, é muito interessante. Não pesquisei sobre isso, mas se for verdade nos faz perguntar:  Será que foram mesmo as sereias que os ensinaram?

Galera fica como dica esse documentário, ele é muito interessante, tem ótimos gráficos e se foi feito com intuito de nos fazer acreditar que é real, conseguiu. Nos EUA quando foi exibido a frase: ''mermaids the body found'' foi o mais procurado no Google. Teve até gente ligando para Marinha e ONU para saber ser era verdade que sereias existem. Então na minha opinião foi um bom trabalho.


Quem quiser assistir ao documentário pode ficar ligado no Discovery Channel para saber se será exibido novamente, agora se você é como eu e não tem paciência pode vê-lo em espanhol no youtube. Assim que sair em português eu posto aqui no blog.