Pages

27 de novembro de 2012

Henê (Parte Um)




Sim, senhoras e senhores, o post de hoje é sobre o tão temido Henê! Como tem muuuita coisa para falar sobre este produto, farei dois posts. Para os desenformados de plantão, ou aqueles que moram beem longe da cidade, vou lhes explicar.

Henê é um produto cosmético para tratamento capilar usado como alisante, colorante e hidratante para cabelos cacheados, encaracolados ou crespos. Tem consistência cremosa, cor negra ou marrom escura e um intenso odor característico.



IMPORTANTE:
Embora seja um produto antigo, é ainda cercado de mitos. Ao contrário do que se diz, henê não contém chumbo ou metais prejudiciais à saúde. Seu uso e comercialização é permitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) há mais de 50 anos. Não existem fontes que digam por que nem quando esse mito foi criado, mas conforme as composições dos henês, eles são feitos à base de Pirogalol, que é um fenol. Israel Felzenszwalb, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), realizou um estudo recente que comprova que o fenol Pirogalol utilizado em cosméticos como o henê é inofensivo à saúde humana, por estar em meio ácido, o que anula o efeito cancerígeno da substância. Com esse estudo, mais um mito cai, comprovando que henê não causa câncer.

Segundo a consultoria ACNielsen, o henê representa 22% do mercado de cosméticos de transformação para cabelos no Brasil.

Efeitos nos cabelos Ao contrário de outros alisantes sintéticos que agem internamente nos fios capilares, o henê age externamente – o que cria uma "capa" química que impede o uso posterior de outro alisante. Os efeitos da aplicação de henê são progressivos, só sendo percebidos significativamente a partir da quarta aplicação.

De forma prática, o resultado é um cabelo liso e preto, que não aceitará nenhuma mudança química, pois o henê é incompatível com outras bases químicas como os hidróxidos e o tioglicolato de amônia. Portanto, a cor dos cabelos também não poderá ser mudada. Para usar outra base química é necessário aguardar o crescimento dos fios, até que toda a parte com henê seja eliminada.



Esse post é para lhes explicar também meu drama com Henê, (lembrando que é henê e não henna), todo mundo que usa esse produto passa por uma especie de batalha, que ao meu ver no final é bem recompensada. Por quê? Porque o henê cumpre o que promete, ele alisa sim. Só que como toda a química progressiva ele leva tempo. Tem pessoas que alisa mais rápido, tipo como seis a oito aplicações; outros de dez a vinte, e também tem os meus casos de 27 em diante. 

Um exemplo de quê henê alisa, são as pontas do cabelo que você sempre verá um efeito mais rápido, a raiz como é mais grossa e está sempre crescendo demora um pouco mais, mas quando alisa é de uma vez só.
O henê tem seus prós e contras, como todo o produto químico.

Contras:

Se você é uma pessoa que ama pintar o cabelo desista agora mesmo. E EU ESTOU FALANDO SÉRIO!!! Como diz no texto acima, henê é incompatível com um monte de coisas, tinturas principalmente. Existe a linha de tinturas da natucor que é a única, (A ÚNICA!)  compatível com o henê pois não possui água oxigenada nem amônia em sua composição. 




Mas mesmo assim galera, o henê deixa o cabelo muito preto, então fica super difícil pegar alguma cor vibrante tipo o vermelho ou loiro.

Depois que se começa a usar o henê você está proibida(o) de fazer qualquer outro processo químico a menos que queira meter a tesoura no seu cabelo e esperar ele crescer...

Henê tem um cheiro (odor) característico, que eu já me acostumei, mas para algumas pessoas é fedorento de mais da conta. Alguns henês são aromatizados (cheiro de ervas, chocolate, etc.), mas a maioria tem o famoso cheirinho. 

Uma coisa boa, mas que também é ruim, é que depois que seu cabelo alisa ele fica igual ao de japonês, ou seja, para modelá-lo fica difícil. Cachos da Taylor Swift? Só com babyliss e muito spray fixador.

É preciso passar com um pente fino bem rente a raiz. Quem passa em mim é minha mãe e tipo, ela quase arranca minha cabeça fora de tanto puxar. Mas calma! Procure alguém de mãos leves e fica tudo ok.


Prós:

Ele alisa.

Deixa seu cabelo macio e com muito brilho.

Uma cor viva e que não desbota.

Você se vê livre da escova e da chapinha para SEMPRE!

Henê é nocivo a saúde. Você pode passar quantas vezes for necessário!

Chuva? Pscina? Mar? Pode ir tranquila. Seu cabelo nunca mais voltará a forma natural.




Olhando assim pode parecer... Injusto que os contra sejam maiores que os prós. Mas só de você pensar que seu cabelo vai ficar lindo e liso para o resto da sua vida, quando nenhuma outra escova progressiva ou definitiva prometa isso, acho que é um grande avanço. Eu morro de medo de formol e já vi casos em que pessoas morreram por causa de escovas com o mesmo, então henê é o meu santo milagroso.

Vendo alguns vídeos na net para me manter firme e forte na luta, encontrei esse aqui que tipo descreve a minha luta nas palavras dela, haha! Eu adorei. Então para você que quer começar sua luta com o henê assista ao vídeo.




E quanto mais você procura, mais vídeos encontra de pessoas que usam e gostam do henê.



Ainda hoje existe muito preconceito com esse produto. Ainda mais depois da onda das progressivas, por serem mais caras e o alisamento mais rápido (temporário, mas mais rápido). Entre os cabedeleiros há sim um nariz virado, desde pequena eu vejo esse tipo de coisa. E esse vídeo em forma de sátira (bem exagerado... Haha!) real mostra isso.






Ainda estou na minha luta para obter o liso desejado, mas não vou desistir. Sei que vou atingir o meu pretinho basico, lindo, preto e liso igual ao da Wilma (falo mais dela no próximo post), beijo amores bom começo de semana!


 renata massa